sexta-feira, 19 de abril de 2013

PROJETO O LIXO NOSSO DE CADA DIA - PROFª EDINA


O lixo nosso de cada dia from renatamenezes1010



INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

O presente projeto da escola Gov. André Franco Montoro, será aplicado no 5º ano A, com aspecto interdisciplinar, contemplando principalmente as disciplinas de matemática, ciências e português. Por ser um projeto característico para ensino fundamental I, a classe foi escolhida por apresentar um amadurecimento para lidar com as problemáticas relacionadas ao tema (lixo/reciclagem).
O projeto apresenta sua relevância por relacionar a fundamental relação entre a vida humana no planeta com a degradação do processo ambiental.


OBJETIVOS
O projeto visa:
Desenvolver a consciência ambiental nos alunos, na escola e na comunidade a qual a escola está inserida,
Promover a interação do homem com o meio ( recursos naturais) ,  do homem com a máquina ( recursos tecnológicos) e do meio ( recursos naturais)  com a máquina ( recursos tecnológicos),

RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que a partir da execução do Projeto, os participantes adquiram consciência e uma visão diferenciada do seu papel dentro do planeta, que contribuam para a contenção do processo de degradação ambiental e sejam capazes de fazer uso eficiente dos recursos tecnológicos existentes na escola para transmitirem os conhecimentos adquiridos.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO – AÇÕES PREVISTAS

Ações
Recursos tecnológicos
Prazos/Semanas
Apresentação do projeto
Retroprojetor e netbook
 27/03/2012
Pesquisa sobre os tipos de lixo e coleta seletiva
Netbook
 03/04/2012
Confecção dos recipientes onde serão feita a coleta seletiva
Netbook (filmagem) e câmera digital
 10/04/2012
Coleta seletiva na escola e em casa
Netbook (filmagem)
17 e 24/04/2012
Apresentação da coleta seletiva filmada em casa
Netbook e retroprojetor
08/05/2012
Análise dos dados (peso, tipo de material, quantidade de lixo produzido por pessoa) sobre a coleta seletiva. E transcrição para gráficos e tabelas
Retroprojetor e Netbook
15/05/2012
Visita à cooperativa de reciclagem e departamentos que cuidam do assunto no município.
Netbook, celular, câmera fotográfica.
22/05/2012
Elaboração do texto dos panfletos e dos cartazes, instruindo os motivos porque se deve separar o lixo.
Netbook
29/05/2012
Elaboração do papel reciclado.
Câmara fotográfica e Netbook
05/06/2012
Transcrição do texto para o papel reciclado.
Câmara fotográfica e retroprojetor
12/06/2012
Afixar na escola e nos comércios dos bairros os panfletos e cartazes.
Câmara fotográfica
19/06/2012

AVALIAÇÃO DO PROJETO
 Por meio dos relatos dos alunos o Projeto será avaliado  a participação dos mesmos e seu comprometimento com o que aprenderam através dos hábitos de reduzir, reutilizar e reciclar produtos e sua relevância para o meio ambiente, tomando atitudes em defesa ao meio ambiente.
Utilizar um Diário de Bordo para acompanhar o desenvolvimento de cada aluno dentro de cada etapa do Projeto.
Analisar cada atividade produzida pelos alunos, fazendo a seleção dos materiais para a publicação no Jornal da Escola.
  
CONSIDERAÇÕES GERAIS

Uma das atividades que desejo comentar dentro do projeto foi o momento de passar para o gráfico, os dados que os alunos levantaram durante o processo de pesquisa.  Tal fato ficou evidente nos slides 35,36,37,38,39 e 40 da apresentação acima. O estudo foi marcante ao propiciar que visualizassem a quantidade de lixo que as famílias, os alunos em sala de aula e os cidadãos do município produzem. Eles tiveram a oportunidade de mensurar tais informações de forma contextualizada e isso fez sentido aos alunos.
Os alunos aprenderam além dos conhecimentos da área biológica, informações sobre o contexto geográfico e social de nosso município.
Foi muito significativo aos alunos entenderem que com a venda do lixo muitas famílias conseguem o seu sustento.
Importante informar que cresci muito como profissional, pois ao convidar os meus alunos a pesquisar, dialogar e construir conhecimentos assumi o papel de mediadora e parceira na busca pelos conhecimentos. Além de estudar muito sobre o tema tive o desafio de aprender a os recursos do laptop que utilizei durantes as atividades desenvolvidas.
 

2 comentários:

  1. Oi, eu sou a Thabata e no ano passado eu era eluna da professora Edina e participei do projeto O lixo nosso de cada dia, gostei muito do projeto e aprendi muito, gostei de poder conhecer a Cooperativa de Lixo de Campo Limpo Paulista e entender como o lixo pode ser bom e ruim ao mesmo tempo.
    O lixo é ruim quando prejudica o meio ambiente e ele é bom quando ele ajuda as famílias que vendem o material reciclável.
    Também, foi importante para meu aprendizado poder realizar as pesquisas no netbook, onde eu aprendi as diferentes cores das caixas de coleta de lixo, para serem dividios de acorco com o tipo correto de lixo, isso foi muito importante para que nós aprendessemos a sempre fazermos as coisas acertas.
    Thabata 6º ano A.

    ResponderExcluir
  2. Querida professora Edina e alunos da escola “Governador André Franco Montoro”, olá!
    O projeto “O lixo nosso de cada dia” propiciou aos alunos se conscientizarem sobre a degradação ambiente, como evitar a poluição do solo, os cuidados que devemos ter com o lixo doméstico, quais são os materiais recicláveis, o consumo desenfreado na sociedade e a ausência de uma política pública de reutilização dos materiais, dentre outras questões.
    Ousarem durante a caminhada das atividades desenvolvidas, integrar os dispositivos móveis (laptop e o celular) na visita à Cooperativa de Reciclagem. O estudo do meio impulsionou a participação ativa de todos, professora e alunos. Constato que a estratégia foi a de aguçar o aluno a perguntar, observar com atenção, refletir e compreender pela descoberta, as razões e consequências de nossas atitudes ao ambiente.
    Para finalizar, destaco a importância que o laptop tem para essa comunidade ao propiciar a democratização ao acesso às informações e saberes disponíveis na internet. Além disso, o recurso do diário de bordo foi um grande parceiro de alunos e professora ao possibilitar a organização e avaliação do aluno, após o registro da memória dos conhecimentos construídos.
    Parabéns!
    Abraços,
    Silvana Lemos

    ResponderExcluir