Apresentação final from renatamenezes1010
JUSTIFICATIVA
Nós
professores do município de Campo Limpo Paulista seguimos o Referencial
Curricular para nortear nosso trabalho em sala de aula, onde a proposta
pedagógica no ensino de Ciências tem como foco principal a interdisciplinaridade
partindo das próprias vivências das crenças e suas interações coma natureza, facilitando a compreensão de
diferentes elementos do mundo cotidiano relacionados à diversidade
e precedências culturais, os temas visam problematizar a realidade e
articular conhecimentos dos distintos
campos do saber do mundo contemporâneo e as vivências cotidianas das crianças
relacionadas com a formação social e científica.
Tendo
em vista a ocupação urbana desordenada no bairro onde a escola está inserida, a
escola como ambiente de formação dos futuros cidadãos, se vê na necessidade de
informar e conscientizar os alunos para que percebam a importância do
equilíbrio entre o humano e os outros seres vivos para que as próximas gerações
possam usufruir das belezas naturais e de todos os recursos que a natureza nos
oferece ( água, plantas, etc...).
Desfrutar
da mobilidade tecnológica que o classmate possibilita, para que o aluno perceba
a importância dessa ferramenta tecnológica na construção do seu conhecimento.
OBJETIVOS
Aprender a importância de saber o que é biodiversidade e qual sua
importância para o meio ambiente e seres humanos.
Produzir imagens que ilustrem como a interferência humana modifica o
ambiente natural.
Identificar algumas espécies de plantas existentes no entorno da escola.
Entender como a interferência humana modifica o ambiente.
RESULTADOS ESPERADOS
Os alunos deverão no final do projetos serem capazes de responder à
alguns questionamentos:.
- Biodiversidade, por meio da palavra podemos entender seu significado?
- As plantas são consideradas seres vivos? Por quê?
- Vocês sabem o que significa fauna e o que significa flora? Cite pelo
menos três exemplos de cada..
O produto final do projeto será a apresentação de slides, utilizando o
aplicativo Impress, que ilustrem a
interferência humana no caminho e na mina d'água, o que pode acarretar no
futuro a sua total disseminação.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO – AÇÕES
PREVISTAS
Ações
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Recursos tecnológicos
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Prazos
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Acesso à internet, em busca de sites sobre Biodiversidade
( conceitos, biomas brasileiros, devastação, etc)
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Laptop, lousa digital e Web
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20/08/2012 e 27/08/2012
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Criar pasta para arquivar as informações
colhidas, escolher aquelas mais pertinentes, seguindo um roteiro
pré-estabelecido pela professora
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Laptop
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03/09/2012 e 10/09/2012
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Saída da escola para visitar uma mina d'água
existente no entorno da escola e tirar fotos mostrando a interferência humana
no trajeto
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Laptop
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17/09/2012 e 24/09/2012
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Escolha das fotos que melhor ilustrem o objetivo do projeto
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Laptop
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01/10/2012
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Iniciar a confecção das legendas nas fotos
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Laptop
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08/10/2012
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Continuar as ações da aula anterior
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Laptop
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22/10/2012
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Iniciar a montagem dos slides
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Laptop utilizando o aplicativo IMPRESS
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29/10/2012
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Início das apresentações da produção individual
para a sala.
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12/11/2012 e 19/11/2012
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Continuação das apresentações.
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29/11/2012 e 03/12/2012
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Avaliação coletiva com as devidas interferências
do professor para fixar os conceitos que foram o objetivo do projeto.
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10/12/2012 e 17/12/2012
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AVALIAÇÃO
A avaliação deverá
ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das
aulas se os alunos entenderam o que é biodiversidade e sua importância para o
meio ambiente e seres humanos.
O professor deverá
avaliar também os seguintes aspectos:
§
Compreensão do que é biodiversidade;
§
Compreensão da importância que a biodiversidade tem para o meio ambiente
e seres humanos.
§
A relação entre as imagens captadas e o real objetivo do projeto.
§
A apresentação no Impress como resultado real de tudo aquilo que o aluno
vivenciou.
Por meio desses
questionamentos, o professor poderá avaliar se os alunos entenderam o conceito
de Biodiversidade, esclarecer dúvidas
existentes e corrigir conceitos compreendidos erroneamente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Para a
elaboração do referido Projeto apoiei-me no Projeto Entendendo a Biodiversidade
e sua importância encontrado no Portal do Professor no link abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22104
CONCLUSÕES FINAIS
Para o aluno participar desse projeto foi um diferencial,
pois tiveram a oportunidade de fazer um estudo do meio a partir do que vivem e
estudam. O laptop fez diferença ao propiciar a mobilidade, na investigação,
descoberta e coleta de informações sobre os elementos naturais presentes na
paisagem de nosso bairro. Podemos confirmar a minha fala conforme os slides 4 e
5.
Enquanto professora depois muitos anos no ensino na área de
Ciências, trabalhei de forma inovadora ao integrar em minha prática pedagógica
os recursos tecnológicos. Afirmo que
minhas aulas deixaram os alunos mais motivados e empenhados em desenvolver as
tarefas dentro do grupo.
Para finalizar, afirmo que a proposta de sair com os alunos
com o laptop na busca por investigar a diversidade biológica de nosso bairro,
foi uma experiência proveitosa para todos.
Ensinar e aprender dessa forma foi diferente! Porque todos
estavam alegres, comprometidos em aprender, observar, investigar e compartilhar
as informações. Posso afirmar que foi significativo porque os alunos trouxeram
a vida para dentro da escola para ser pensada.
Eu Matheus gostei muito de sair da escola para aprender o que existe ao seu redor. Dentro da escola a gente aprende muitas coisas, mas quando podemos ver de perto as coisas, tocar, fotografar é muito mais fácil entender a importância de cada elemento da natureza para a nossa vida.
ResponderExcluirComo o netbook é sem fio, a gente pode levá lo junto para utilizá lo e fazermos os nossos próprios registros.
Matheus 7ª série A
Querida professora Renilde e alunos da Escola "Governador Franco Montoro", olá!
ResponderExcluirFoi um grande prazer acompanhar o planejamento e os desdobramentos do Projeto "Biodiversidade Cadê Você".
Constatei que o laptop educacional esteve a serviço da investigação e coleta dos saberes que subsidiaram os estudos que ocorreram dentro da escola. Dessa forma, o laptop registrou e capturou toda a vida que há além-muros da escola, para ser rigorosamente estudada.
Em sua fala e a de nosso aluno Matheus, ficou evidente que ensinar e aprender com o laptop, pela proposta do tema gerador, aguçou a curiosidade e o motivou a participar ativamente na busca pelo conhecimento.
A partir dessa experiência o convite reside em assumir uma nova postura de respeito ao meio ambiente e aos seres vivos.
A inserção do laptop a partir de sua intencionalidade ampliou as possibilidades da busca pelo conhecimento, da comunicação de ideias, da colaboração na compreensão do mundo que os rodeiam.
Para finalizar, a aprender a conhecer com o laptop reside em mudar com a tradicional forma de "doar" os conhecimentos, para, em parceria com a professora, construir os próprios instrumentos para continuar aprendendo.
Um abraço,
Silvana Lemos