JORNAL ONLINE



Para terem acesso ao nosso Jornal Online cliquem aqui

Conheçam um pouco mais sobre a proposta deste Projeto:

A proposta foi apresentada ao corpo docente e em discussão aceita para a elaboração do Projeto Jornal On line. De imediato, no espaço do HTPC, somente os professores elegeram o projeto para posteriormente, quando documentado, ser apresentado aos alunos e a comunidade externa. Importante ressaltar que, embora os alunos, não tenham participado efetivamente do momento de optar pelo Jornal, oportunamente na apresentação do Projeto para a escola, poderão sugestionar modificações e participarão ativamente de todo o processo de construção e execução num espaço democrático e participativo. Esse momento se dará em reunião com todos no pátio da escola conduzida e mediada pela gestão utilizando-se o recurso de projeção de slides e, posteriormente, os professores apresentarão o Micro Projeto para a sua turma, abrindo para sugestões. Aos pais, o projeto será apresentado na reunião formativa do 2º Bimestre, que ocorrerá provavelmente na 2ª semana do mês de julho de 2011, pelo professor coordenador da turma, firmando a importância da comunidade neste projeto e que se constitui um espaço aberto e democrático para sugestões e divulgação de eventos entre outras questões que forem necessárias e comum a todos os moradores do entorno da escola.
A partir do projeto técnico-pedagógico os professores, elaboraram os projetos denominados de Micro Projeto contemplando objetivos, metodologia, conteúdo, atividades e avaliação. Para esse planejamento foram disponibilizados o espaço de HTPC e Oficina Pedagógica dentro da escola, o que permitiu buscar orientação para o esclarecimento de dúvidas.  Importante pontuar que neste primeiro momento, para uma visão global do que deveria contemplar o Jornal, a fim de viabilizar o planejamento do Micro Projeto, no que se refere ao técnico-pedagógico, discutiu-se de imediato, apenas quais cadernos e conteúdos serão contemplados e o esclarecimento operacional quanto à edição e postagem. No segundo momento, apresentação do software do Jornal, análise das características do gênero e exposição de como será realizada a edição. Durante o processo de elaboração do Micro Projeto, os professores puderam dialogar com seus pares e junto as formadoras alterar o planejamento refletindo cuidadosamente as etapas e os objetivos propostos. 
Ao terminar a produção para a primeira edição do Jornal, os professores iniciarão um novo Micro Projeto para a produção da segunda edição. E da mesma forma, a realização do planejamento em espaços de HTPC e Oficina a partir de uma nova proposta para a escolha dos temas dos conteúdos discutido coletivamente – gestão e professores. Assim, como anteriormente, apresentado aos alunos e aberto para alterações durante todo o desenvolvimento do Micro Projeto.
Os conteúdos serão selecionados a partir dos critérios de escolha de cada professor e sua turma. Toda produção, independente de ser selecionada,  será exposto à comunidade escolar e externa e, quando possível, publicada no Blog do próprio professor para apreciação de outras comunidades.
 A diagramação do jornal será realizada pela Coordenadora de Informática e a postagem será realizada em parceria com professores e alunos. O jornal será publicado somente após a edição de todos os conteúdos e a divulgado a todas as comunidades citadas por meio de faixa na fachada da escola, do Blog da escola e dos professores,  e-mails e reunião de pais. Na ocasião da reunião, o Laboratório de Informática será aberto para que a comunidade possa conhecer e navegar pelo jornal.
Todo o processo de produção será registrado pelos alunos da sala, documentado no formato de Diário de Bordo (textos, fotos e vídeos) e quando pertinente, publicado no Blog do professor pelos próprios alunos.
Os professores desenvolveram seus Micro Projetos de acordo com os conteúdos que constam em seus Planos de Aulas. Planos que foram elaborados no início do ano com base no Referencial de Ensino do município.
Dessa forma, o caderno que o professor for elaborar com sua turma terá uma relação com o conteúdo trabalhado em sala de aula.
            Acreditamos que essa seja uma forma de garantir que o Projeto contribua para com a construção do conhecimento do aluno e sua aprendizagem formal.

            Os cadernos que temos são:

            Caderno de Ilustrações – Infantil,
            Caderno de Recadinho – 1º ano A e B,
            Caderno de Receitas – 2º ano A e B,
            Caderno de Curiosidades – 3º ano A e B,
            Caderno de Caça Palavras – 4º ano A e B,
            Histórias em quadrinho – 5º ano A e B,
            Caderno de Ciências – 6ºano A,
            Caderno de Esporte – 6º ano B,
            Caderno de Cultura – 7º ano A,
            Caderno de Educação – 7º ano B,
            Caderno Acontece – 8º ano A,
            Caderno de Entretenimento – 8º ano B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário