sexta-feira, 19 de abril de 2013

PROJETO ALÉM DAS FRONTEIRAS - PROFESSORA FABIANA


Ptojeto além das fronteiras from renatamenezes1010





JUSTIFICATIVA
            A escola está situada em um bairro periférico do Município de Campo Limpo Paulista, onde atende aproximadamente quinhentos alunos, desde o maternal até o Ensino Fundamental II. A professora deste Projeto atua como polivalente na turma do 5º ano B do período da tarde. É uma turma de vinte e nove alunos, bem agitados, apresentam dificuldades na aprendizagem, porém são comprometidos, dedicados, responsáveis e muito carinhosos . Os mesmos já adquiriram uma pequena autonomia quanto ao uso do classmate, pois no ano anterior puderam contar com a presença de alguns pesquisadores da PUC que acompanharam o trabalho da professora na realização das atividades que envolviam o net. Acredito que a vivência e as habilidades adquiridas por eles sejam uma grande referência para a escolha da turma.
 A importância do tema partiu do sucesso das experiências anteriores na qual a professora presenciou o entusiasmo e a motivação dos alunos ao utilizar o classmate, assim suas aprendizagens foram muito significativas. Por isso, esse tema é bem pertinente para que eles possam ir além daquilo que já experimentaram e ficaram com um gostinho de quero mais. Embora estejam vivendo na era digital, muitos ainda não tem acesso a este recurso, pois a comunidade onde eles se encontram é bem carente.
Comunicar-se, trocar informações, conhecer novas pessoas, socializar produções e ampliar horizontes são algumas das atividades potencializadas pelo uso da tecnologia, mais especificamente pelo uso da internet. Essas práticas do meio digital podem ser apropriadas de forma significativa para a aprendizagem dos alunos.
Neste sentido, uma importante ferramenta que possibilita o desenvolvimento de aprendizagens relativas à comunicação digital e a postura autoral na internet, por meio da publicação de conteúdos, estabelecendo relações para a construção do conhecimento e de novas formas de atividades pelo aprimoramento da linguagem oral, escrita e tecnológica é o BLOG. A criação de um blog na sala fará a diferença, principalmente para troca de experiências, podendo constituir redes sociais e de saberes promovendo uma interação com alunos de outras séries e de outras escolas do município. Por isso, o trabalho com o blog oferece espaços de diálogo, onde os alunos são escritores, leitores e pensadores, abrindo novos canais de comunicação entre professores e alunos, alunos e comunidade, alunos e o mundo, incentivando a
interação e a interatividade.

OBJETIVOS
Contribuir para o letramento digital do educando.
Desenvolver a capacidade de raciocínio e de comunicação, bem como o espírito crítico e a criatividade.
Incentivar os alunos a escreverem textos e publicá-los, bem como outras atividades que forem atreladas ao currículo.
Incentivar a leitura entre os alunos.
Exercitar a produção e troca de mensagens entre os alunos no meio virtual.
Conhecer e explorar os recursos das ferramentas de blogs.


RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se com este Projeto que os alunos ampliem seus conhecimentos em relação a norma culta de escrita e  ao uso das mídias de comunicação, despertando neles mais interesse pela escrita, leitura, produções de textos, revisão dos próprios textos e outras atividades que poderão ser desenvolvidas no Projeto, compreendam as formas de linguagem utilizadas em mídias virtuais, que eles tornem-se capazes de navegar na internet e em um blog e desenvolvam autonomia para alimentar e administrar um blog.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO - AÇÕES PREVISTAS

AÇÕES
RECURSOS TECNÓLOGICOS
PRAZOS/SEMANA                                                         
Exposição do projeto para os alunos, seus objetivos e duração.
Conversa dirigida pela professora.
27/03/2012
Levantamento prévio de seus conhecimentos quanto ao blog. Salvar o registro desse levantamento.
Utilizar o classmate - Processador de texto
03/04/2012
A partir do levantamento, explicar o que é um blog e suas funções.
Conversa dirigida pela professora.
10/04/2012
Pesquisa de blogs na internet e discussão oral.
Uso da internet (GOOGLE)
17/04/2012
Criação do blog da sala, definindo com a turma o nome do mesmo, o tema a ser trabalhado, modelo da página, etc
 Classmate, software, projetor para realização da atividade no coletivo.
24/04/2012
Montar um vídeo com a
Turma, fotos da escola entre outros para a criação do blog, fora da sala de aula. (dependência da escola).
Utilizar o classmate, webcam, máquina fotográfica
08 e 15/05/2012
Diversidades de gêneros (atrelado ao currículo), leitura de texto pela professora, reconto e reescrita do mesmo.
Utilizar o processador de texto do classmate.
22/05/2012
Inserção de imagem ou criação de uma imagem relacionada ao texto.
Uso da internet ou os aplicativos disponíveis no classmate.
29/05/2012
Slide da reescrita ou outro gênero trabalhado.
Uso do classmate Kpresenter
03/06/2012
Atualização, navegação e divulgação do blog. A combinar com os alunos
Internet
10/06/2012
Manter conectado com outros alunos e escolas, através de mensagens e diálogo no blog.
Acessar o blog, internet.
17/06/2012
Produto Final será a apresentação do BLOG aos pais e alunos da escola e slide de toda essa trajetória da turma.
Projetor.
24/06/2012

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, observando e  analisando o desempenho do aluno, sua motivação e como foi sua  compreensão e seu aprendizado em relação ao conteúdo trabalhado naquele momento, integrado ao uso do net.
Por meio de enquetes no próprio Blog procuraremos saber se o trabalho foi  significativo, através de rodas de conversa perceber com os relatos dos alunos quais foram suas dificuldades ao longo do desenvolvimento do Projeto.
Através de um Diário Reflexivo, registrar dificuldades e avanços dos alunos, para melhor nortear cada ação dentro do Projeto

CONCLUSÕES FINAIS

Ensinar e aprender a partir da proposta de um tema gerador foi muito enriquecedor, tanto para mim como para os alunos. Importante destacar que além de aprender a “mexer” no blog o utilizamos a serviço dos conhecimentos que construímos.
Depois que nos apropriamos do blog, os alunos começaram a ter uma grande preocupação com a escrita, pois sabiam que muitas pessoas iriam ter acesso às atividades. Por isso, o cuidado com a escrita redobrou.  O português tinha que estar correto, as falas deveriam ser apresentadas de forma clara e sucinta, constatamos um ganho significativo nas produções escritas de nossos alunos.
O resultado, ao meu ver, foi bem satisfatória, tive a oportunidade de aprender muito com os alunos. Contei com o auxílio e a parceira de meus alunos ao operar o laptop e as ferramentas da web 2.0. Foi um rico aprendizado para todos!

 

4 comentários:

  1. Foi muito bom trabalhar com a professora Fabiana na criação do blog da nossa sala de aula, porque muitas pessoas conehceram as atividades que trabalhamos nas aulas, também gostei de poder apresentar minha escola e meus alunos para outras escolas e outras crianças.
    Hiago 6º ano A

    ResponderExcluir
  2. Querida professora Fabiana e alunos da Escola “André Franco Montoro”, olá!
    A proposta de ampliar as oportunidades da leitura e escrita pelo blog foi muito interessante.
    Na era digital incluir os alunos a mais esse gênero de comunicação e expressão, o blog, os impulsionou escrever com cuidado, de forma clara e rigorosa. Afinal, a oportunidade de democratizar as ideias e os pensamentos para o mundo, impõe a responsabilidade e o zelo com o que será divulgado.
    Rica experiência que propicia o desenvolvimento das competências fundamentais para se viver no século XXI, como a capacidade de se trabalhar em equipe, ao fomentar a atitude de parceria em pesquisar, ler, comunicar, pensar e em coautoria, construir conhecimentos.
    O blog convida pela publicação dos conhecimentos gerados a possibilidade de se instaurar uma rede colaborativa de aprendizagem, pelos comentários que realizamos.
    Quando pensamos na inserção das tecnologias às práticas pedagógicas nesta comunidade, destaco o que não poderia ser feito sem elas. Por exemplo, a democratização ao acesso há diferentes fontes de informação, a divulgação da voz dos alunos pelo blog e a comunicação em rede.
    Por isso, parabéns pela iniciativa!
    Abraços,
    Silvana Lemos

    ResponderExcluir
  3. Fabiana e alunos do 5ºAno B da Tarde.

    Parabéns pelo projeto especialmente porque por meio dele evidenciou que esta turma não só está avançando no processo de apropriação tecnológica, mas que também está produzindo conhecimento colaborativamente, o que é um ganho para alunos e professores. De tal ação decorreu também o desenvolvimento do pensamento crítico, visto que as crianças passaram a se preocupar mais com a qualidade da escrita, reduzindo com isso os erros da língua portuguesa, para tanto a atividade proposta conduziu os aprendizes a refletir criticamente sobre sua produção.
    Esse é um processo de aprendizagem significativa da qual você Fabiana, minha querida e seus alunos estão de parabéns.
    Um abraço no coração de todos vocês.
    Valéria Faria Weckelmann

    ResponderExcluir