A Proposta Pedagógica da EMEF “Governador André Franco Montoro”, está
direcionada para um futuro promissor com toda clientela, com o objetivo
de desenvolver competências e habilidades nos alunos, que é uma
estratégia de educação moderna, que preparará os alunos para a nova
realidade social, através de conhecimentos a serem adquiridos no
processo ensino-aprendizagem pelos alunos da educação básica.
A partir da Educação básica, é necessário pensar em uma formação educacional de socialização dos conhecimentos.
Referindo-se aos propósitos explícitos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais, a educação no seu contexto geral e educadores,
devem considerar as adversidades dos alunos, compreender o seu percurso
escolar, baseando a sua área de conhecimento, nos conteúdos que eles
possuem e nas próprias possibilidades de suas vidas como profissionais,
que são elementos essenciais a serem considerados para a melhoria da
qualidade de ensino e conseqüentemente da aprendizagem dos alunos.
Temos por objetivos maiores, formar e preparar o educando
para o exercício da cidadania e acesso de todos à totalidade dos
recursos culturais relevantes para intervenção e participação
responsável na vida social, tornando necessária a busca da formação a
ser oferecida a todos os estudantes, a construção de conhecimentos
significados éticos necessários e construtivos das ações de cidadania, e
conseqüentemente adquirir e formar valores para uma sociedade
democrática, onde possam se expressar criticamente perante determinadas
situações, referentes à realidade que o cerca.
Essa realidade diz respeito à relação educador e criança,
que está ligada à construção do pensamento da mesma, que passa por
vários estágios. E a passagem de um para o outro, está relacionado com a
idade e a vivência, que se traduz na qualidade das experiências que ela
tem da realidade que a cerca no dia-a-dia.
A partir da observação das experiências que a criança tem
da realidade, o educador deve ter plena consciência dos estágios de
desenvolvimento por que passa a sua inteligência, pois cada estágio tem
uma qualidade lógica que determina o tipo de resposta dada pela mesma. A
passagem de um estágio para o próximo é natural e contínua. Com essa
concepção de construção do pensamento da criança, que passa por
estágios, o papel do educador não é mais o de ensinar, mas o de oferecer
estímulos e desafios à criança, para que ela faça suas próprias
descobertas. E é nesse sentido que a aprendizagem se processa de dentro
para fora, uma vez que é elaborada a partir de “hipóteses” e descobertas
feitas pela própria criança. Quando a criança está preparada, ela
aprende sozinha, basta apenas que lhe sejam oferecidos os estímulos e os
desafios adequados. O educador deve também criar situações
desafiadoras, permitir que a criança tenha liberdade de experimentar, de
passar pelo erro até substituí-lo por respostas mais elaboradas; assim a
criança construirá ativamente o seu conhecimento.
A escola através de sua equipe escolar, realizando um
trabalho coletivo, estabelecerá um plano de trabalho para ser
desenvolvido numa perspectiva de criar um horizonte mais amplo e
diversificado, para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e
novas competências, referentes a novos saberes para poderem envolver-se
com novas tecnologias e linguagens, capazes de aprender e responder a
novos ritmos e processos, referentes aos conteúdos necessários para
construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em
relações sociais, políticas e culturais diversificadas, cada vez mais
atuais e amplas.
Ao escolhermos os métodos a serem adotados,
consideraremos os conteúdos selecionados e prevalecerão as estratégias
diferenciadas de ensino, para além de fatos e conceitos; incluiremos
procedimentos, valores, normas e atitudes. O conteúdo será visto como
meio, para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam
produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. A partir
do diagnóstico da realidade da escola, serão adotadas formas de
organizarem-se, estabelecendo recursos tais como: recuperação paralela e
contínua, controle de freqüência de alunos, enfim organizar, planejar a
utilização do tempo e dos espaços da escola. Assim as habilidades
estarão sendo articuladas com as competências de forma que o
desenvolvimento leve ao exercício das habilidades. Para isso é
necessário que os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais
sejam articulados às áreas de conhecimento.
A Unidade Escolar, além de formar cidadãos, forma o aluno
para que ele possa intervir em seu meio social e cultural,
desenvolvendo a solidariedade, formando pessoas menos competitivas e
mais solidárias.
É de suma importância, que os professores estejam em
constante capacitação (estudos, cursos etc.) para aperfeiçoar sua
habilidade didática e pedagógica, acompanhando as mudanças dinâmicas dos
processos científicos da realidade em que estão inseridos, participando
e intervindo nesses, garantindo sempre mecanismos de avaliação.
Com formação e capacitação contínuas, a escola e seus
professores se ajustarão a uma nova modalidade de organização do ensino.
A escola tem por finalidade e objetivo servir de instrumento de
compreensão da realidade local, tornando a aprendizagem dos conteúdos um
mecanismo de inserção do aluno na sociedade, levando-o a exercer a
cidadania de forma consciente, criativa e desenvolvendo as habilidades
de comunicação e liderança.
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