PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Proposta Pedagógica da EMEF “Governador André Franco Montoro”, está direcionada para um futuro promissor com toda clientela, com o objetivo de desenvolver competências e habilidades nos alunos, que é uma estratégia de educação moderna, que preparará os alunos para a nova realidade social, através de conhecimentos a serem adquiridos no processo ensino-aprendizagem pelos alunos da educação básica.
            A partir da Educação básica, é necessário pensar em uma formação educacional de socialização dos conhecimentos.
            Referindo-se aos propósitos explícitos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação no seu contexto geral e educadores, devem considerar as adversidades dos alunos, compreender o seu percurso escolar, baseando a sua área de conhecimento, nos conteúdos que eles possuem e nas próprias possibilidades de suas vidas como profissionais, que são elementos essenciais a serem considerados para a melhoria da qualidade de ensino e conseqüentemente da aprendizagem dos alunos.
            Temos por objetivos maiores, formar e preparar o educando para o exercício da cidadania e acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social, tornando necessária a busca da formação a ser oferecida a todos os estudantes, a construção de conhecimentos significados éticos necessários e construtivos das ações de cidadania, e conseqüentemente adquirir e formar valores para uma sociedade democrática, onde possam se expressar criticamente perante determinadas situações, referentes à realidade que o cerca.
            Essa realidade diz respeito à relação educador e criança, que está ligada à construção do pensamento da mesma, que passa por vários estágios. E a passagem de um para o outro, está relacionado com a idade e a vivência, que se traduz na qualidade das experiências que ela tem da realidade que a cerca no dia-a-dia.
            A partir da observação das experiências que a criança tem da realidade, o educador deve ter plena consciência dos estágios de desenvolvimento por que passa a sua inteligência, pois cada estágio tem uma qualidade lógica que determina o tipo de resposta dada pela mesma. A passagem de um estágio para o próximo é natural e contínua. Com essa concepção de construção do pensamento da criança, que passa por estágios, o papel do educador não é mais o de ensinar, mas o de oferecer estímulos e desafios à criança, para que ela faça suas próprias descobertas. E é nesse sentido que a aprendizagem se processa de dentro para fora, uma vez que é elaborada a partir de “hipóteses” e descobertas feitas pela própria criança. Quando a criança está preparada, ela aprende sozinha, basta apenas que lhe sejam oferecidos os estímulos e os desafios adequados. O educador deve também criar situações desafiadoras, permitir que a criança tenha liberdade de experimentar, de passar pelo erro até substituí-lo por respostas mais elaboradas; assim a criança construirá ativamente o seu conhecimento.
            A escola através de sua equipe escolar, realizando um trabalho coletivo, estabelecerá um plano de trabalho para ser desenvolvido numa perspectiva de criar um horizonte mais amplo e diversificado, para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e novas competências, referentes a novos saberes para poderem envolver-se com novas tecnologias e linguagens, capazes de aprender e responder a novos ritmos e processos, referentes aos conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas, cada vez mais atuais e amplas.
            Ao escolhermos os métodos a serem adotados, consideraremos os conteúdos selecionados e prevalecerão as estratégias diferenciadas de ensino, para além de fatos e conceitos; incluiremos procedimentos, valores, normas e atitudes. O conteúdo será visto como meio, para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. A partir do diagnóstico da realidade da escola, serão adotadas formas de organizarem-se, estabelecendo recursos tais como: recuperação paralela e contínua, controle de freqüência de alunos, enfim organizar, planejar a utilização do tempo e dos espaços da escola. Assim as habilidades estarão sendo articuladas com as competências de forma que o desenvolvimento leve ao exercício das habilidades. Para isso é necessário que os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais sejam articulados às áreas de conhecimento.
            A Unidade Escolar, além de formar cidadãos, forma o aluno para que ele possa intervir em seu meio social e cultural, desenvolvendo a solidariedade, formando pessoas menos competitivas e mais solidárias.
            É de suma importância, que os professores estejam em constante capacitação (estudos, cursos etc.) para aperfeiçoar sua habilidade didática e pedagógica, acompanhando as mudanças dinâmicas dos processos científicos da realidade em que estão inseridos, participando e intervindo nesses, garantindo sempre mecanismos de avaliação.
            Com formação e capacitação contínuas, a escola e seus professores se ajustarão a uma nova modalidade de organização do ensino. A escola tem por finalidade e objetivo servir de instrumento de compreensão da realidade local, tornando a aprendizagem dos conteúdos um mecanismo de inserção do aluno na sociedade, levando-o a exercer a cidadania de forma consciente, criativa e desenvolvendo as habilidades de comunicação e liderança.

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